16 May

SOBRE FORTALEZA, CEARÁ

Fortaleza tem mais de 2 milhões e 600 mil habitantes. É a quinta capital do país em termos de população, que é composta por cearenses de todo o estado e gente de todo lugar, que vêm compor um conjunto de pessoas acolhedoras, trabalhadoras e bem humoradas. Fortaleza possui um comércio muito atuante e diversificado. Além do comércio do centro da cidade, sua produção industrial está basicamente centrada nos ramos de vestuário e calçados, artefatos de tecidos, couros e peles – alimentos, extração e beneficiamento de minerais não-metálicos e produtos têxteis.

SOBRE FORTALEZA, CEARÁ

A beleza natural das praias e a proximidade com o clima frio das serras próximas à capital cearense, como Maranguape, Baturité e Guaramiranga, estão entre os destaques que atraem grandes grupos à cidade. Nas praias, a água morna e o sol, quase o ano inteiro, são bons motivos para férias ou temporadas de visita. Calmaria em alguns lugares, ventos e ondas em outros dividem banhistas, surfistas e praticantes de esportes aquáticos em geral.

Aliada à natureza está à culinária cearense, outro destaque. Peixada, caranguejo e o tradicional baião de dois estão entre as iguarias. Vindos do interior do estado estão o carneiro cozido, a carne do sol, a panelada, rabada e mais uma dezena de pratos fortes e deliciosos.

O talento de nossos humoristas, revelados nacionalmente, também movimenta a cidade quase todos os dias da semana. Shows acontecem em barracas de praias, restaurantes e teatros da cidade. O forró, ritmo conhecido pela alegria e sensualidade que transmite, ganha aqui novas leituras. De segunda a segunda, é possível dançar forró em Fortaleza. E quem não sabe não precisa se preocupar, tem sempre um(a) parceiro(a) gentil pra ensinar os primeiros passos.

A vida noturna é cheia de festividades, com bares, restaurantes e shows como atração principal. A cidade é conhecida por ter as mais agitadas noites de segunda-feira do mundo. Alguns dos melhores bares e clubes são encontrados perto do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A Praia de Iracema é primeiro núcleo urbano da cidade e atração turística.

Artesanato faz parte da cultura, para conhecer peças do artesanato local, ótimos lugares são o Mercado Central e a Feira de Artesanato da Av. Beira Mar. Aliás, caminhar pela Beira Mar e por seu calçadão é um programa delicioso, como também do Mucuripe até Iracema, passando pelos espigões, pela estátua de Iracema e visitando a Ponte dos Ingleses, que é o local ideal para se assistir o pôr do sol.